terça-feira, 24 de novembro de 2009

Novo beacon em 50 mhz

Está em fase de testes um novo beacon em 50 mhz. Trata-se do PY2XW, localizado em Campinas-SP com grid locator sendo GG67LF. Ele transmite a mensagem "PY2XW GG67F" num periodo de aproximadamente 20 seg, com repouso de 15 seg. Na frequencia de 50.072 Khz, transmite com 3 watts e antena dipolo de meia onda.
Estão envolvidos na construção e instalação do sistema: Durval PY2DUN, Haroldo PY2OZF, Celso PX2J0813, Sergio e Bony PU2UDX.
O indicativo PY2XW pertenceu ao grande amigo Fernando (SK) , entusiasta dos 50 mhz e modos digitais de Campinas.

Para mais informações e fotos acesse.
www.qrz.com/callsign/py2xw

Fonte: www.radioamador.com

UTILIDADE PÚBLICA - Dengue

Combate à dengue só é possível com a colaboração da população

O combate e a prevenção à dengue só é possível com a colaboração de toda população. Com o intuito de oferecer mais informações sobre o assunto a Secretária de Saúde, por meio do Centro de Controle de Zoonoses de Jundiaí promoveu, no sábado (21), na Praça Governador Pedro de Toledo (Matriz), o Dia Municipal de Mobilização Social de Controle da Dengue.Com interatividade as informações foram passadas aos munícipes de maneira simples e didática, com maquetes E ilustrações a população foi alertada para a consequência que a doença pode ter, a morte.Diversas barracas foram montadas com microscópios para que as pessoas pudessem ver o mosquito e larvas em tamanho ampliado, uma demonstração bem recebida pela população . “É muito interessante essa nova abordagem sobre a dengue. Ainda não tinha visto o mosquito tão de perto e com tantos detalhes”, afirmou o visitante Neldi Mendes Moreira.Em outra tenda recipientes de diversos tamanhos mostravam que o mosquito transmissor da dengue, o Aedes Aegypti pode ser procriar em qualquer lugar que acumule água limpa, sem produtos químicos. O inseto pode utilizar desde uma tampinha de garrafa pet, até uma caixa d’água para usar de criadouro.Para o Prefeito Miguel Haddad o trabalho é de conscientização. “É preciso que as pessoas tenham ideia da gravidade da doença. A Prefeitura faz a orientação, mas o resultado positivo só é alcançado com o desenvolvimento da ação coletiva. A participação de cada um é de extrema importância no combate ao mosquito”, argumentou.A Secretária de Saúde Tânia Puppo também falou sobre a importância da participação e mobilização da comunidade. “Queremos chamar a atenção da população quanto à prevenção. A administração pública trabalha com diversas secretarias em conjunto para a educação e conscientização nas escolas, limpeza de locais, mas sem colaboração dos munícipes os casos só tendem a aumentar”, salientou.Além das demonstrações de todas as fases do inseto, desde a larva até o mosquito, os visitantes também puderam ver um boneco com indicações dos sintomas, a maquete com o ciclo da doença e a simulação de uma casa e todos os possíveis criadouros que podem existir.

Entretenimento e informação:

As crianças também tiveram o seu cantinho do conhecimento. Por meio de jogos de memória, acerte a bola e pintura de desenhos os pequenos também foram alvos para a disseminação de informações sobre a prevenção ao mosquito da dengue.No palco música, show de mágica e apresentação de dança do ventre foram intercaladas com brincadeiras e perguntas sobre a dengue, com direito a brindes para os munícipes que respondiam corretamente perguntas como quais os criadouros do mosquito, sintomas da doença, entre outras informações.
PMJ.

Fonte:PMJ

UTILIDADE PÚBLICA - Febre Amarela

Febre Amarela - Novas recomendações para vacinação

A Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde de Jundiaí divulgou comunicado com as recomendações para vacinação contra febre amarela para quem for viajar para áreas consideradas de risco e que não tomaram a vacina nos últimos dez anos. De acordo com a gerente da Vigilância, Maria Carolina Vincoletto Rosa, vários municípios brasileiros e outros países apresentam casos da doença e o Ministério da Saúde recomenda a vacinação, principalmente com a proximidade do período de férias. "A recomendação é para que a vacinação seja feita com pelo menos dez dias de antecedência da viagem " orienta a gerente, lembrando que, em Jundiaí, a vacinação é realizada na Unidade Básica de Saúde da Vila Rami, na rua Cica, 1345, de segunda a sexta-feira, das 8 às 11 e das 13 às 17 horas. A vacina contra febre amarela é aplicada em dose única com validade de 10 anos. Até o momento, os estados brasileiros com recomendação de vacinação são: Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima, Distrito Federal, Goiás, Tocantins, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Maranhão, Minas Gerais e parte dos estados de São Paulo, Bahia, Paraná, Piauí, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. a relação completa dos municípios com recomendação de vacinação encontra-se disponível no site www.cve.saude.sp.gov.br.Segundo Maria Carolina, a conservação do cartão de vacina é de extrema importância. "É a única comprovação da dose recebida. Doses fora do período de reforço podem ocasionar aumento nos efeitos colaterais", alertou. Para deslocamento internacional é necessária a troca do cartão de vacina, que pode ser providenciada no Aeroporto de Congonhas, Aeroporto Internacional de Guarulhos, Posto Aeroportuários de Viracopos (Campinas), Posto Portuário de Santos e Posto Portuário de São Sebastião.

Fonte:PMJ

A Labre-SP agradece o empenho.

A LABRE-SP vem de público agradecer a todos os colaboradores que, direta ou indiretamente, contribuiram para o pleno sucesso da DEFENCIL em São Paulo, inclusive na realização dos exames para ingresso e promoção de classes ao Radioamadorismo, auxílio este que nos permitiu atingir o padrão de excelência esperado por todos.Nossos agradecimentos especiais aos Radioamadores:

PY2 AN - Rabelo (Vice-Presidente do CE)
PY2 GK - Luiz Carlos Bernardo (Da Mata)
PU2RWX - Osman (Colaborador voluntário)
PY2 CRI - D'Orsay (Conselheiro e Coordenador para Assuntos do Interior da LABRE-SP)
PY2 ADN - Adinei (Presidente do CRAM)
PY2 ADZ - Colnaghi (Conselheiro da LABRE-SP)
PY2 AU - Zé do Parque
PY2 TEY - Débora (Campinas)
PY2 BRZ - Gersinho e Fernando (Campinas)
PY2 OP - Samir (Diretor de Radioescotismo da LABRE-SP)
PU2 RSS - Sândalo (Exames Especiais)
Natália e Márcio (da Secretaria da LABRE-SP)

Aramir LourençoPY2 TYL
LABRE-SPPresidente Estadual