terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

( Curiosidade ) Heinrich Rudolf Hertz


Heinrich Rudolf Hertz (Hamburgo22 de Fevereiro de 1857 — Bonn1 de Janeiro de 1894[1]) foi um físico alemão. Hertz demonstrou a existência da radiação electromagnética, criando aparelhos emissores e detectores de ondas de rádio.
Hertz pôs em evidência em 1888 a existência das ondas eletromagnéticas imaginadas por James Maxwell em 1873 (ver equações de Maxwell).

Índice

  [esconder

[editar]Biografia

Hertz nasceu em Hamburgo a 22 de Fevereiro de 1857. Interessou-se desde muito cedo pela construção de mecanismos, tema que sempre o atraiu, mesmo enquanto trabalhou na área da física.
Levado por essa sua apetência, frequentou uma faculdade de engenharia durante dois anos. No entanto, a sua vontade de levar a cabo investigação científica fê-lo optar pela física, tendo ingressado na Universidade Humboldt de Berlim em 1878.
Obteve, em 1880, num trabalho proposto por Hermann von Helmholtz, seu professor, intitulado Sobre a Energia Cinética da Electricidade, um resultado excepcional, dada a pesquisa original que efectuara. Torna-se, nesse mesmo ano, assistente de von Helmholtz, ocupação durante a qual estuda a elasticidade dos gases e a propagação de descargas eléctricas através deles.
Três anos mais tarde, torna-se professor na Universidade de Kiel, onde inicia investigações sobre a electrodinâmica de Maxwell, a qual se opunha à electrodinâmica mecanicista e a anteriores teorias sobre a natureza da acção a distância.
Muda-se novamente em 1885, desta vez para Karlsruhe, onde leccionou na Escola Politécnica. Casa-se, um ano mais tarde, com Elisabeth Doll, filha de um seu colega professor.
A partir de 1883, ano da sua mudança para Kiel, descobre a produção e propagação das ondas electromagnéticas bem como formas de controlar a frequência das ondas produzidas. Todas essas experiências permitiram-lhe demonstrar a existência de radiação electromagnética, tal como previsto teoricamente por Maxwell.
A respeito das propriedades das ondas electromagnéticas, que Heinrich Rudolf Hertz passa a estudar, descobriu que a sua velocidade de propagação é igual àvelocidade da luz no vácuo, que têm comportamento semelhante ao da luz, e que oscilam num plano que contém a direcção de propagação. Demonstrou também arefracção, a reflexão e a polarização das ondas.
Em 1888, apresentou os resultados das suas experiências à comunidade científica, os quais obtiveram o sucesso merecido.
Cinco anos mais tarde, no início de 1893, Hertz adoece e é operado de um tumor na orelha. No entanto, no final desse ano, adoece de novo e, no dia 1 de Janeiro de 1894, antes de completar 37 anos, morre de bacteremia.
Está sepultado no Friedhof OhlsdorfHamburgoAlemanha.[2]

Anatel planeja treinamentos e novos equipamentos para fiscalização



LABRE participa de consultas públicas sobre as aquisições 

Segundo a Lei Geral das Telecomunicações (Lei n.º 9.472), cabe à Anatel administrar o espectro eletromagnético, considerado um bem público e limitado.  
A Anatel dispõe desde 1999 de 56 estações fixas e 28 unidades móveis de rádio monitoramento e fiscalização. No entanto, segundo citação da própria agência na Consulta Pública 07/2013, “o sistema encontra-se na fase final de sua vida útil, enfrentando crescente número de falhas e obsolescência de componentes que tem levado ao aumento de sua indisponibilidade e de seus custos de suporte”.
Para tanto a Anatel abriu várias consultas públicas (CP) para aquisição de novos equipamentos e treinamento de pessoal. Outras razões legadas estão a evolução tecnológica nos diferentes serviços de telecomunicações (RTV Digital, GSM, 3G, 4G,  Wimax, LTE, etc) e as oportunidades de investimentos devido demandas proporcionadas pelos chamados “Grandes Eventos”: a Copa das Confederações (2013), a Jornada Mundial da Juventude (2013), a Copa do Mundo (2014), os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos (2016).

Radiolocalização e radiomonitoração portátil 
 
Imagens: Modernos receptores manuais multifuncionais permitem, acoplados a sistemas direcionais e
softwares de geoposicionamento, a identificação e localização de fontes interferente. Nas imagens a atuação
do receptor com capacidade de detecção entre 5 kHz e 9 GHz. (Fotos: Manual Agilent, modelo FieldFox
N9912A)

Durante o mês de janeiro de 2013 a Anatel abriu a CP n.01 sobre o “Termo de Referência para Aquisição de Equipamentos Portáteis de Radiolocalização e Radiomonitoração”.
O objetivo foi colher contribuições sobre os quesitos técnicos que serão exigidos para aquisição de 64 equipamentos que serão distribuídos em todos os estados, sendo as maiores concentrações em SP, RJ, MG e RS; cada um com 4 equipamentos.
Eles deverão ser capazes de realizar funções de “Direction Finding” (DF), com antenas direcionais manuais e receptores digitais portáteis, dispor de GPS embutidos com mapa digitais atualizados para permitir rápida identificação das fontes interferentes por radiogoniometria, gravar e decodificar AM, FM, SSB, trabalhar como analisador de espectro, espectrograma, etc.

Leia mais em: http://www.radioamadores.org/news/news-2013/news-2013-03.pdf

Fonte:http://www.radioamadores.org/