terça-feira, 16 de agosto de 2011

CONGRESSO DA SET DISCUTE ESPECTROS E CONVERGÊNCIAS


Congresso da SET discute espectro e convergência

O uso do espectro de radiofrequência será um dos temas de destaque da 24ª edição do Congresso da SET (Sociedade Brasileira de Engenharia de Televisão), que acontece de 22 a 25 deste mês, em São Paulo.

Em alguns países, espaços usados por canais de televisão são transferidos para serviços de banda larga móvel. Mas, na opinião da presidente da SET, Liliana Nakonechnyj, ser á leviano se essa tendência se repetir no Brasil. “Será que em nosso país, com suas dimensões continentais, onde a TV aberta tem importância fundamental na vida da maior parte da população, há sentido em copiar-se modelo idêntico ao de países com realidade totalmente distinta”, questiona.

Na entrevista que concedeu à Abert, Liliana falou sobre novas tecnologias, mercado e interatividade entre TV e internet e novidades que o congresso reserva neste ano. As inscrições para o evento estão abertas no www.broadcastable.com.br.

1. O que os participantes do Congresso da SET encontrarão na edição deste ano?
O espectro é o tema mais polêmico em nossa programação. Nos países em que a penetração da banda larga já é altíssima, em que o 3G já está esgotado e há demandas prementes pela próxima geração, nos quais a TV aberta, gratuita, já não é mais importante para a população, os canais
de TV em UHF estão sendo transferidos para a banda larga móvel. Sabemos que nesses países estão sendo desenvolvidas novas tecnologias para esses canais, e que seus desenvolvedores gostariam de amortizá-las mundialmente.Sabemos também que a banda larga é importantíssima na vida das pessoas. Mas será que em nosso país, de dimensões continentais, onde a TV aberta tem importância fundamental na vida da maior parte da
população e é um cartão de visitas do Brasil no exterior, há sentido em copiar-se movimento idêntico ao de países que têm realidades totalmente distintas, ou devemos buscar nossos próprios caminhos para a implantação da banda larga?

2. E a convergência dos meios, que interessa tanto à radiodifusão, também terá destaque nas discussões?...
3. Quais são as novidades na edição deste ano?...
4. Quais têm sido os resultados do Congresso, que se tornou uma tradição no mercado de tecnologia da comunicação?
O congresso anual da SET é o maior ponto de encontro da América Latina sobre as tecnologias envolvidas na cadeia de serviços de conteúdos eletrônicos audiovisuais. A excelência do programa é garantida por ser ele planejado e coordenado por profissionais da área, que realizam um trabalho voluntário, com o objetivo de difundir conhecimento, e assim promover a atualização de outros profissionais da área. Com a condução do congresso, em paralelo à feira Broadcast&Cable, há a oportunidade de ver na prática os equipamentos citados nas apresentações teóricas e debates e os novos lançamentos do setor.

veja aqui a materia completa
http://www.abert.org.br/site/index.php?/noticias/todas-noticias/congresso-da-set-discute-espectro-e-convergencia.html

Assessoria de Comunicação da Abert

Flávio PY2ZX