quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Repetidora D-Star Campinas

PY2KAA Campinas entra no ar

Mais uma repetidora D-Star entra em operação e amplia a cobertura da modalidade digital no Brasil. Projeto idealizado hà dois anos, foi concluido neste último final de semana, 26/02/2012. A repetidora analógica de VHF do grupo POVAO, PY2KAA, que operava na frequência de 146.870 MHz (CTCSS 82.5 Hz) foi substituída por uma digital D-Star.

Instalada em Valinhos, vizinha de Campinas, a quase 1000m de altura, fica num local privilegiado com abertura total para a RMC (Região Metropolitana de Campinas). Vai proporcionando cobertura digital para a região mais populosa do interior do estado de São Paulo.

Como todas as outras repetidoras D-Star do Brasil, a PY2KAA passa a operar 24 horas ligada ao reflector brasileiro, dando acesso a 8 diferentes repetidoras em várias regiões do país.

Veja mais:
http://www.cram.org.br/wordpress/?p=3751

Radioamadorismo conquista nova alocação em MF

Conferência em Genebra confirma sucesso de pesquisas amadoras


Imagem 1:Plenária da WRC-12. (Foto: ITU / P.M. Virot)

O Serviço de Radioamador conquistou na última terça-feira, dia 14 de fevereiro de 2012, nova alocação no espectro das Frequências Médias (MF) entre 472 e 479 kHz em base secundária. A decisão ocorreu na Conferência Mundial de Rádio (WRC-12) da União Internacional das Telecomunicações (UIT) em Genebra, Suíça.
O radioamadorismo é um hobby científico sem fins lucrativos que visa a educação tecnológica em telecomunicações e geofísica, a realização de atividades experimentais, o desenvolvimento de redes comunicacionais autônomas e o auxílio às comunicações emergenciais. É um dos mais tradicionais serviços de telecomunicações do mundo e está presente em várias faixas do VLF ao EHF .

Início experimental





Imagem 2: Fritz Raab, W1FR., líder do grupo responsável pelas experiências em 500 kHz.
Raab é Ph.D. EE e IEEE Fellow, com vários papers e patentes na área de comunicação. (Foto: ARRL)

Em setembro de 2006 a Liga Americana de Rádio (ARRL) obteve da Comissão Federal de Comunicações dos EUA (FCC) a licença experimental WD2XSD dentro da norma Part 5 para realização de testes entre 505 e 510 kHz utilizando modos de banda estreita e potências de até 20 W ERP em 23 diferentes estações do grupo ARRL 600 meters Experiment liderados por Fritz Raab, W1FR.
Em 2008 a FCC expandiu o intervalo de frequências para 495 - 510 kHz, aumentou o número de estações para 42 e permitiu operações portáteis dentro de um raio de 50 km no entorno das instalações fixas registradas.

Raab comentou que “as mais de 100.000 horas de log enviados pelos participantes demonstraram que os radioamadores poderiam utilizar estas freqüências sem causar interferências a outros serviços”.

No Brasil o radioamador Giocondo Romanini, PY2CDS, foi o precursor na mobilização pela atribuição legal e prática experimental nos 500 kHz desde 2008. A primeira estação experimental radioamadora captada na banda dos 600 metros no Brasil foi WE2XGR/6 (Penn Yan, NY, EUA) em 507,25 kHz CW, monitorada por Flávio Archangelo, PT7/PY2ZX na estação de concursos do Fortaleza DX Group (FORDX) em Eusébio, Ceará, dia 10 de dezembro de 2010, perfazendo 6860 km.
O recorde de distância nesta fase experimental foi a escuta da estação WD2XSH/6 (Long Beach, EUA) por Neil Schwanitz, V73NS/WB8CRT em Roi-Namur, Ilhas Marshall: 10748 km. Ao todo outros 15 países estiveram envolvidos nos testes dos radioamadores.

A frequência de 500 kHz é uma das mais tradicionais do mundo. Por ela trafegaram desde 1912 chamadas emergenciais da marinha em Código Morse. A partir da década de 1990 os alertas marítimos são emitidos em NAVTEX e GMDSS em MF. Alguns países realizam comunicações utilitárias, militares e amadoras em frequências ainda mais baixas, como por volta dos 8 kHz no espectro de VLF (Very Low Frequencies).



Leia mais :
http://www.labre.org.br/extras/noticias/novas_bandas_mf.htm

Fonte: Flávio Archangelo PY2ZX