sexta-feira, 9 de outubro de 2009

TAV- TREM ALTA VELOCIDADE em Jundiaí

foto ilustrativa



“Trem Bala sai, sim”, diz Jaderson Spinadatanews



O secretário de Planejamento e Meio Ambiente, Jaderson Spina, participou 18º Congresso e Exposição Internacionais de Tecnologia da Mobilidade, que reuniu representantes do Ministério dos Transportes, ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) e BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social). Ele voltou bastante impressionado com a convicção da ANTT sobre o projeto do Trem de Alta Velocidade (TAV). “Agora, acredito que o TAV sai, sim. Eles estão bastante convictos de que o projeto é viável e é o melhor para o Brasil, no momento”, ressaltou.Apesar de toda a convicção da ANTT, Jaderson explicou que a agência já mudou o discurso sobre a importância do TAV e não vinculam mais com nenhum evento. “Eles não falam mais em Copa do Mundo e nem em Jogos Olímpicos. Eles apenas destacam a importância do Brasil ter a tecnologia do sistema de trens d alta velocidade”, resumiu.
O secretário levou para o congresso a preocupação de Jundiaí com o meio ambiente. “Bernardo Figueiredo, diretor Geral da ANTT, explicou que a agência está providenciando o licenciamento prévio sobre o traçado que foi proposto e que, com certeza, haverão ajustes no caminho”.
Sem vincular com eventos esportivos, agora a proposta do Trem de Alta Velocidade é para 5 anos de execução, com início das obras em 2011 e término em 2016. “A ANTT destaca a importância de um transporte de massa. Eles são convincentes de que esta é a melhor opção: um sistema novo, de última geração e com exemplos de sucesso na Espanha, Japão e China. Um projeto que trará transferência de tecnologia, convênio com universidades, contrapartida do governo federal e investimento de empresas internacionais”.
Jaderson explicou também que Jundiaí é a cidade que, em relação às outras da nossa região, é a que sofrerá menos transtornos com o traçado. “Os argumentos para o traçado definido são técnicos, com mínimos raios de curvatura. Mas a maior argumento para a implantação do sistema no Brasil é o tempo: 93 minutos vão separar São Paulo e Rio de Janeiro”, completou.
Modelo sustentável eficiente. Esta é outra defesa em relação a outros meios de transporte. A resposta energética do TAV é nove vezes mais eficaz que o avião e quatro vezes mais eficiente que o carro. E, além de não poluir o meio ambiente, ocupa, em termos de largura da via, um terço da área necessária para uma rodovia.



Consulta Pública



Ainda em Consulta Pública até o próximo dia 15 de outubro, o projeto Trem de Alta Velocidade (TAV) prorrogou pela terceira vez o prazo de recebimento das contribuições ao sistema. A Consulta Pública foi instituída com o objetivo de divulgar a documentação e receber manifestações referentes ao projeto de implantação do Trem de Alta Velocidade para o transporte de passageiros entre as cidades do Rio de Janeiro, São Paulo e Campinas.
A prorrogação, segundo a ANTT, se deve à disponibilização de novas informações acerca do projeto, como é o caso da Modelagem Econômico-Financeira e à relevância e abrangência do tema, de interesse nacional e internacional, que até o momento já recebeu mais de 700 contribuições.



Para acessar e encaminhar sugestões acesse http://www.tavbrasil.gov.br/.



PMJ