segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Satélite oscar 51 com sérios problemas





Os problemas no satélite Oscar 51 continuam
O radioamador e um dos controladores do satélite Drew Glasbrenner KO4MA, trouxe para toda comunidade radioamadorística os problemas sérios enfrentados pelo satélite Oscar 51.

Provavelmente entre 18:15 e 19:45 do dia 25 de novembro de 2011 o satélite sofreu mais uma avaria interna em seus dispositivos de controle e em seus painéis solares. Esses problemas intermitentes ocorreram após alguns dias de funcionamento.

O Radioamador Mark N8MH, um dos controladores do Oscar 51, disse que tentou vários comandos de configuração para retornar o satélite as configurações normais e não conseguiu. Ele conseguiu configurou parte do modo repetidora e reduziu a potencia de saída para 300 miliwats.

A tensão das baterias é baixa e esta em torno de 4.9 volts. Notou-se também uma falha dos transmissores do satélite quando suas baterias internas estão com carga em torno de 4,7 a 4,6 volts.

Isso mostra que a terceira célula de alimentação das baterias já não executa mais esse trabalho e provavelmente isso irá acabar com as operações continuas principalmente se ele continuar falhando em um espaço curto de tempo.

Faremos o que pudemos para restaurar as configurações do satélite Oscar 51 mas infelizmente seus dias em atividade serão curtos.
Pedimos a todos os Radioamadores em todo o mundo que nos ajudem com reportagens de sinal enviadas para o link abaixo:

http://oscar.dcarr.org/
Fonte: Mauricio Beraldo Py4mab

Um comentário:

  1. É com pesar que informo que o AO-51 cessou suas transmissões e não mais responde aos comandos. O ultimo dado telemétrico indicou que a Terceira de seis baterias estava se aproximando de uma falha por curto-circuito e as observações indicaram que a tensão das três células eram insuficiente para alimentar os transmissores de UHF. A IHU (uma espécie de unidade de controle) pode continuar operante. Testes iniciais com o transmissor da banda S também foram negativas, apesar disso mais tentativas serão feitas. Nós tentamos deixar o satellite em um estado no qual espera-se que no caso de uma subida de tensão o beacon em 435.150 possivelmente poderá ser ouvido.
    A equipe de comando fará tentativas regulares de comunicação com o satelite durante os meses (e anos) que se seguirem. Há sempre a possibilidade de que uma célula possa abrir o que pode mais uma vez possibilitar falar para nosso amigo[o AO-51] quando iluminado. Agradecimentos a todos que ajudaram, financiaram, projetaram, construíram, lançaram, comandaram e operaram o AO-51. Estes sete anos de missão foram extraordinários. Por favor ajudem o projeto FOX-1 da AMSAT além de outros projetos em todo o mundo com seu tempo e dinheiro Para a equipe de commando do AO-51,
    73, Drew KO4MA
    AMSAT-NA VP
    Operations
    De: PY4ZBZ
    Para: sat-fm@yahoogrupos.com.br

    Nilton Pu2nbs

    ResponderExcluir