quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

LABRE-SP - BUREAU DE QSLs - COMUNICADO

Colega Radioamador,
A LABRE SP tem, ao longo dos anos, enfrentado inúmeras dificuldades para manter-se à frente dos interesses do radioamadorismo, especialmente dentro do Estado de São Paulo.
Muito se tem comentado sobre a atuação da LABRE SP, sendo que algumas críticas procedem e outras não, mas o fato é que a atual gestão tem feito um esforço hercúleo, na busca de alternativas para melhorar a qualidade dos serviços oferecidos pela LABRE SP e aproximá-la do radioamador.
Como parte das medidas que estão sendo tomadas, uma delas diz respeito à re-organização da estrutura do bureau de QSLs, de forma a poder atender com maior eficiência a toda a comunidade radioamadorística.
Porém, como fazê-lo diante de tantas dificuldades financeiras e logísticas ?
É de conhecimento de todos que, se por um lado, o bureau de QSLs sempre foi um dos principais ou o principal serviço oferecido pela LABRE SP, por outro lado, sempre foi o mesmo uma das principais fontes de despesa, chegando a ponto de desequilibrar o orçamento da instituição.
Por conseguinte, a direção da LABRE SP, devidamente apoiada por seu conselho de administração, estará adotando as seguintes medidas, ora listadas, as quais serão implementadas a partir de 01.03.2010:
- Cada associado da LABRE SP, adimplente com a anuidade ou com as mensalidades, terá direito a uma cota mensal de 30 QSLs para envio, ou seja, 360 QSLs para envio durante o prazo de 01.01 a 31.12 (ano-calendário), sem qualquer despesa adicional. Como 2010 é o ano de implementação dessa medida, estará sendo considerada a cota de 360 QSLs a partir de 01.03.2010.
- Portanto, ao dirigir-se à LABRE SP com seus QSLs, os mesmos serão contados e deduzidos do total de 360 QSLs. Caso o associado ultrapasse o montante de 360 QSLs no ano-calendário, o mesmo deverá pagar, naquele momento, à instituição, o valor de R$ 0,10 (dez centavos) por QSL, até o encerramento daquele ano-calendário, voltando a ter a cota de 360 QSLs no ano seguinte.
- O controle de QSLs e o recebimento de valores e emissão de recibo ficará a cargo dos funcionários da secretaria da LABRE SP.
- Aqueles que pretenderem remeter seus QSLs por correio, em virtude de estarem situados geograficamente distantes da capital paulista, deverão checar com os funcionários da secretaria, por telefone, a sua cota de QSLs e a necessidade ou não de se efetuar qualquer pagamento, na forma descrita acima. O pagamento poderá ser feito por depósito na conta da LABRE SP, a ser informada pelos funcionários da secretaria. Nessa hipótese, os QSLs somente serão enviados, após a comprovação do depósito, cuja cópia deve ser enviada por fax ou e-mail para a LABRE SP.
- Os associados inadimplentes e os radioamadores não associados também poderão utilizar o bureau de QSLs da LABRE SP para envio de QSLs, mas não haverá cota com isenção de despesa e o custo unitário de cada QSL será de R$ 0,30 (trinta centavos). Não será, todavia, permitida a utilização do bureau para recebimento de QSLs por radioamadores que não sejam associados e adimplentes com suas mensalidades ou anuidade.
- Não haverá qualquer cobrança, além da mensalidade ou anuidade, para a utilização do bureau de QSLs da LABRE SP para o recebimento de QSLs.
Ao adotar essas medidas, a direção da LABRE SP espera:
1) Oferecer um serviço de melhor qualidade ao associado. Se antes, dependendo do bureau de destino, seu QSL poderia levar até 2 (dois) anos para ser enviado, com essa medida, eis os intervalos máximos de envio do seu QSL, de acordo com o bureau de destino:
- Bureau com envio mensal: Eua, Canadá, Itália, Alemanha, Japão, Argentina.
- Bureau com envio bimestral: França, Espanha.
- Bureau com envio trimestral: Rússia, Noruega, Suíça, Suécia, Finlândia, Bélgica, Eslovênia, Bulgária, Romênia, Polônia, Dinamarca, Rep. Tcheca, Eslováquia, Lituânia, Letônia, Uruguai, Chile, Venezuela, Grécia, Yugoslávia.
- Bureau com envio semestral: Todos os demais.
Isso significa que, doravante, o intervalo máximo para que seu QSL fique nas dependências da LABRE SP será de 6 (seis) meses, se o bureau de destino não for um dos acima elencados.
2) Otimizar os recursos economizados com as medidas acima em outras áreas e serviços oferecidos pela LABRE SP, como treinamentos, palestras em escolas, eventos junto à comunidade, eventos sociais com os radioamadores, contestes, exames para ingresso no radioamadorismo e promoção de classe, expedições, site na internet, etc...
3) Tornar justa a utilização desse serviço, ou seja, antes todos os radioamadores pagavam por um serviço que nem sempre utilizavam. Agora, o radioamador que utilizar em demasia o serviço, contribuirá para a sua manutenção, sem sobrecarregar os demais.
4) Equilibrar o orçamento da LABRE SP, de forma que seus recursos não sejam quase que inteiramente destinados às despesas de pessoal e à manutenção do bureau de QSLs.
Contamos com a colaboração e a compreensão de todos, pois uma LABRE SP forte, significará um radioamadorismo legitimamente representado e defendido no Estado de São Paulo.
Atenciosamente,

São Paulo, 19 de janeiro de 2010.
Aramir Lourenço – PY2TYL
Presidente

Nenhum comentário:

Postar um comentário