terça-feira, 14 de abril de 2009

Indaiatuba já registrou seis casos positivos de dengue




A Secretaria Municipal de Saúde de Indaiatuba por meio do Departamento de Vigilância Epidemiológica e Programa de Combate a Dengue confirmou na quinta-feira, 9, mais quatro casos autóctones de dengue, elevando para seis casos da doença em 2009. Os casos foram diagnosticados em três moradores do Jardim Morada do Sol e um da Vila Brizola. A equipe de Combate a Dengue já realizou as ações de bloqueio à doença, que consiste percorrer oito quadras ao redor das residências dos doentes, a procura de criadouros com larvas e pessoas com sintomas. A equipe da Sucen (Superintendência de Controle de Endemias) virá fazer o fumacê na região do Cristo Redentor e Avenida Ário Barnabé, Jardim Morada do Sol na próxima segunda-feira, 13 de abril.
Em 2009, Indaiatuba notificou 42 casos suspeitos, 30 foram descartados, três aguardando resultados, três importados e seis autóctones. Os casos autóctones foram confirmados em moradores do Jardim São Conrado (01),Vila Brizola (01) e Jardim Morada do Sol (04). Os três casos importados foram notificados em moradores dos bairros Jardim Califórnia (Floresta Azul/BA) Jardim Morada do Sol (Maranhão) e Jardim Morada do Sol (Bom Jesus da Lapa-BA).
Vale lembrar que a dengue é uma doença grave e está presente em todo o país. Não deixar recipientes que acumulem água limpa, como copos plásticos, garrafas, tampinhas de refrigerantes, banheiras velhas.
Os principais sintomas da dengue são: febre com duração de mais de sete dias, dor de cabeça, manchas avermelhadas, cansaço, indisposição, falta de apetite e fraqueza, dores nas juntas, dor no fundo do olho e às vezes pode aparecer sangramento nas gengivas e nariz.
Não fazer automedicação com remédio à base de ácido acetilsalicílico (Aspirina, ASS, Doril e etc.). Em caso de dúvidas ou suspeitas é preciso procurar a Unidade de Saúde mais próxima.


Fonte: PM Indaiatuba

Nenhum comentário:

Postar um comentário